07/03/15

Bundt Cake de Brioche com Recheio de Brie e Doce de Cereja




Queijo. Um alimento que adoro, que tanto me diz, que me faz muito feliz, que me chega a fazer mal. Tal é a paixão!
Seguramente um do ingredientes que mais me custaria abdicar se tivesse que o fazer.

Para esta edição da Bundtmania, a Lia e a Mena propuseram a exploração do tema "Queijos".
Poderiamos resolver incluir o queijo na massa, recorrendo a um ricotta, um mascarpone ou um requeijão, por exemplo. Ou poderiamos assumir o queijo, de forma bem presente, num recheio mais marcante. Foi esta 2ª opção que venceu por aqui.
Mesmo tendo feito antes um Bundt de Mascarpone e Banana Caramelizada que ficou delicioso, trago este bem mais interessante e expressivo, cujo resultado adorei.

A estrear a nova forma, nasce então um Bundt de massa leve de Brioche, recheada com Queijo Brie e Doce de Cereja. 
A ideia do recheio foi transpor uma combinação que adoro, Brie com Compota, para um bolo. A ideia da massa de brioche foi sugerida, quando procurava um tipo de massa cuja consistência suportasse este recheio sem problemas, e a Lia me vem com esta sugestão que, eventualmente, nunca me ocorreria. Usar massa de brioche!
Posto isto, 50% dos créditos deste bundt seguem directamente, e com todo o mérito, para terras de bom whisky e paisagens deslumbrantes. Muito obrigada querida Lia, e não deixes de experimentar.

A massa ficou mais fluída e ligeira do que estava à espera, mas também por isso, mais fôfa e super agradável. Situa-se ali entre o brioche e o bolo e ficou diferente, bem original e delicioso.

Meninas, espero que gostem!








































BUNDT CAKE DE BRIOCHE COM RECHEIO DE BRIE E DOCE DE CEREJA

Ingredientes
(10-12 pessoas)

|Massa de Brioche
190 ml de água
30 ml de leite
1 ovo
1 gema
1 colher (sopa) de manteiga, amolecida
500 gr de farinha para Pão Brioche (usei Continente)
80 gr de açucar mascavado claro
6 gr de fermento seco
1 pitada de sal

|Recheio
150 gr de queijo Brie, em fatias
5 colheres (sopa) de doce de cereja

Preparação

Colocar todos os ingredientes da massa na MFP, começando sempre pelos líquidos e de seguida os sólidos, e escolher o programa para massas com 1.30h de duração.
Quando terminar o programa, deixar a massa a levedar na cuba, cerca de 25-30 minutos. Esta massa ficou bastante fluída e não levedou muito.
Em alternativa, à MFP, juntar todos os ingredientes num recipiente, pela mesma ordem, mexer bem até estarem perfeitamente envolvidos e a massa homogénea, tapar e deixar a levedar em local quente e sem correntes de ar.
Pré-aquecer o forno no mínimo.
Untar uma forma de bundt com manteiga e polvilhar com farinha.
Colocar cerca de metade na massa na forma. Rechear com as fatias de brie e espalhar o doce por cima, evitando que toque na forma. Colocar a restante massa e alisar a superfície.
Levar ao forno cerca de 30 minutos, a levedar.
Aumentar a temperatura para 170ºC e deixar cozer cerca de 30-35 minutos, até a massa estar douradinha e firme. Fazer o teste do palito e retirar do forno.
Deixar arrefecer cerca de 15 minutos e desenformar com cuidado. Deixar arrefecer sobre uma grelha.
Servir morno.

Nota: Preparei a massa na MFP, mas dada a consistência com que ficou (mais fluída do que o habitual), pode perfeitamente ser preparada manualmente, para o mesmo resultado.
Numa próxima colocaria mais queijo.
  


10 comentários:

  1. Que lindo ficou na nova forma, e que delicioso deve ser! Nunca fiz bolos com recheio, mas este é verdadeiramente inspirador!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Susana, gosto imenso deste teu Bundt. Um bolo leve e fofo que conjuga o doce de cereja com o queijo na perfeição. Um excelente sugestão para o lanche neste fim de semana primaveril.
    A nova forma é lindissima, acredito que sairá dessa forma autênticas maravilhas.
    Beijinho grande

    Ana Matos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma conjugação muito interessante e claramente vencedora, Ana! :)
      Aprovadissimo!

      Bjinhos

      Eliminar
  3. Querida Susana,
    Amo este bundt de paixão. A massa tem um aspecto tão leve e fofa e o recheio... no comments...
    Já falamos muito sobre este bundt e o quanto o acho magnífico e já tenho uma ideia em mente...
    Não um bundt, mas usando a tua ideia de recheio, a minha (nossa) de brioche salgado...
    Mi aguardje, lol!!
    Um beijinho grande linda,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que esta nossa ideia tenha realmente resultado tão bem ;)
      Ai e eu quero ver o que andas a magicar, coisa muito boa claro :)

      Bjinhos

      Eliminar
  4. Pronto! Eu rendo-me sim?
    Mas só por causa da massa de brioche, perfeitamente recheada com o doce de cerejas! Sim, o brie nao me diz muita coisa... Mas este eu comia, oh se comia!
    Como sempre, uma deliciosa sugestão!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena, não gostas de queijo?!? Como é possível? :D
      Deste gostavas de certeza! ;)
      Obrigada!

      Bjinhos

      Eliminar
  5. Oh que coisa fantasticamente boa, menina :-)
    Vou já colocar na minha "list to do".
    Beijinhos grandes
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia, é que é mesmo booooom! :D Deliciei-me!

      Bjinhossss

      Eliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)